A história da origem do Brownie


          
Criado nos Estados Unidos, o brownie é um dos bolinhos assados preferidos dos americanos, além de ser uma das sobremesas mais apreciadas em grande parte do mundo. Cercada de lendas e mitos, a criação desse doce não tem uma região de nascimento confirmada, assim como sua receita não tem uma origem exata, mas estima-se que ela tenha aparecido no início do século 20, no nordeste dos EUA, em New England.
A história da origem do brownie não é consensual: alguns afirmam que aconteceu quando um chef adicionou por engano chocolate derretido numa travessa de biscoitos. Outros que um cozinheiro estava fazendo um bolo e, como não tinha farinha de trigo o suficiente, o fez com o pouco que havia. Mas a teoria mais aceita está presente em Betty Crocker’s Backing Classics e The Encyclopedia of American Food and Drink: uma dona de casa de Bangor, Maine, estaria fazendo um bolo de chocolate quando esqueceu de adicionar fermento à mistura. Mesmo percebendo que seu bolo não havia crescido de forma correta, retirou do forno e cortou em quadradinhos, serviu e chamou-os brownies. Em comum, essas histórias mantém a ideia de que o brownie nasceu de uma receita mal realizada: para o bem de todos!!
Em 1893, durante a feira mundial Columbian Exposition, em Chicago, ocasião em que eram celebrados os 400 anos de descobrimento do Novo Mundo, por Cristóvão Colombo, o brownie foi servido a um grande público pela primeira vez. Esses primeiros tinham uma calda açucarada de damasco e nozes, receita que segue sendo produzida na região até hoje.
O nome brownie se tornou popular por causa do autor Palmer Cox por meio da publicação de seu livro The Brownies, Their book, em 1887. O sucesso do livro gerou a difusão do termo, que começou a ser utilizado na propaganda de várias empresas. Como exemplo, a Kodak laçou uma câmera batizada com o nome, que se tornou muito popular, além de empresas de doces que adotaram o termo brownie para nomear seus doces à base de chocolate, como a Sears & Roebuck, que usou o nome num de seus cookies
As primeiras receitas parecidas com a que conhecemos atualmente apareceram nos livros Home Cookery, de 1904; Service Club Cookbook, também de 1904; no jornal The Boston Globe, em 2 de abril de 1905, e na edição de 1906 do The Boston Cooking School Cookbook, de Fanny Merritt Farmer.
Hoje, ele aparece das mais diferentes formas e sabores. Com calda, coberturas,recheios e acompanhado de sorvete, essa delícia ganha a cada dia mais apresentações distintas e apetitosas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog